Receitas sem Glúten

Os produtos de pastelaria e padaria são as confecções mais experimentadas na comunidade celíaca. Quase todos nós já nos aventurámos em uma ou outra receita, utilizando as tradicionais receitas, com a substituição da farinha de trigo por uma qualquer variedade de farinha sem glúten. No entanto, algumas vezes, o produto final não apresenta as características esperadas (normalmente atingidas nas receitas originais).

O glúten confere às massas uma textura característica que não conseguimos facilmente obter nas preparações isentas de gluten, tornando-se então necessário o conhecimento das farinhas mais adequadas a cada preparação, assim como alguns «truques» que nos permitem alcançar melhores resultados.

Existem preparados que pode adquirir, no entanto, se gosta de experimentar, ou pretende um produto final mais económico, pode consegui-lo substituindo a farinha de trigo, não apenas por um tipo de farinha sem glúten (farinha de amaranto, alfarroba, arroz, castanha, milho, quinoa, fécula de batata, amido de milho, amido de tapioca ou polvilho…), mas pela conjugação de duas ou mais farinhas. Esta mistura permite simultaneamente melhorar a consistência/textura da massa e obter um produto nutricionalmente mais rico e equilibrado, dependendo da escolha das farinhas.

Algumas dicas para a confecção sem glúten:

  • Ao iniciar uma preparação, coloque todos os ingredientes à temperatura ambiente, o que permite uma melhor atuação do fermento;
  • Sempre que seja necessário a massa levedar, pode colocá-la no forno a baixa temperatura (aproximadamente 50°C) e manter a porta meio aberta;
  • Pode adicionar goma xantana à receita, evitando uma textura areada comum nos produtos sem glúten, visto que esta confere viscosidade e elasticidade à massa (aproximadamente duas colheres de chá para cada 500g de farinha, ou de acordo com as indicações da embalagem).
  • Pode utilizar água com gás em substituição da água ou leite, o conteúdo desta em dióxido de carbono auxilia na manutenção do volume da massa.

Deixamos-lhe duas receitas que poderão enriquecer a sua ementa de natal e fazer as delícias da familia e amigos.