Lanches escolares

Começou um novo ano escolar, trazendo consigo a preocupação para algumas mães de como rechear a lancheira das crianças.

Refrigerantes, croissants, bolos, bolachas com recheio ou coberturas cremosas, batatas fritas e outros snacks doces ou salgados, são inúmeras as variedades que podemos encontrar, ricos em açucares simples e/ou gordura saturada, representam uma parte importante da ingestão energética diária das crianças portuguesas.

Em alternativa à lancheira, temos o bar da escola ou as opções pouco saudáveis das máquinas de vending.

Mude as tendências, controle a alimentação do seu filho, incentive a que leve os lanches de casa, onde você pode conferir pelo menos parte do que ele ingere durante o dia.

Assim que possível, tire um tempo para ir ao supermercado ler e comparara rótulos, repare na quantidade de açucares presente na maioria dos iogurtes e cereais de pequeno almoço. Na quantidade de açucares e gorduras nas bolachas que habitualmente compra. Surpreendida??? Selecione as opções mais equilibradas e quando for às compras deixe o seu filho escolher, mas apenas dentro das opções que você já selecionou.

Paralelamente ao que compra embalado, não esqueça da fruta em natureza, do leite simples ou do pão simples com uma fatia de queijo. Contêm vitaminas e minerais, sem aditivos, nem conservantes cuja ação no nosso organismo se mantém pouco clara.