A importância da alimentação durante a infância no crescimento/desenvolvimento saudável
Durante o processo de crescimento, ocorrem muitas transformações em células e tecidos corporais que carecem de uma ingestão adequada de nutrientes.
O termo “má nutrição”, refere-se a uma deficiente ingestão energética que pode culminar com baixo peso e défice de crescimento. Mas também a uma excessiva ingestão energética, normalmente pobre em nutrientes dando origem ao ganho de peso que pode conduzir à obesidade.
O ritmo de vida acelerado dos progenitores, não permite em grande parte das famílias a confecção de refeições equilibradas, que reúnam os nutrientes necessários de forma a otimizar o crescimento. No entanto, não podemos descurar a nossa responsabilidade como pais, no crescimento saudável dos nossos filhos.
A ingestão alimentar das crianças e adolescentes em idade escolar deve comtemplar 5 refeições diárias: Pequeno almoço, lanche da manhã, almoço, 1 ou 2 lanches durante a tarde, jantar e ceia (dependendo do tempo decorrido entre o jantar e hora de dormir). Devendo basear-se em refeições principais confeccionadas de forma simples, sempre acompanhadas de legumes e/ou salada. Os lanches escolares devem comtemplar a fruta, leite ou iogurte, pão ou outro tipo de cereais que nos fornecem vitaminas e minerais. Rejeitando refrigerantes, bolos e bolachas cobertos ou recheados de cremes que são impreterivelmente ricos em gordura e açucares simples e muito pobres em nutrientes.